sexta-feira, 21 de agosto de 2009

COMPULSÃO ALIMENTAR




Gente,bom dia.Hoje estou meio tristinha,faço uma RA direitinho durante o dia e chega à noite parece que tenho compulsão alimentar,só pode pois saio comendo tudo que vejo pela frente até a hora de ir dormir.Depois vem aquela sensação de culpa insuportável e caio no choro.Com isso, por mais que faça volei de areia e musculação o ponteiro da balança não se move.Perigoso até subir né? Não sei o que fazer para resolver esse problema.
Essa semana ,qdo fui levar as crianças para escola conheci uma mulher também gordinha,e ela estava tão bonita,pois estava produzida e parecia não ligar para o seu peso.Aí pensei, se ela é feliz assim por que eu não posso ser? Mas logo depois veio aquele pensando de eu não quero isso para mim,então vamos à luta e baixar esse ponteirinho da balança,aí vem á noite e eu coloco tudo a perder.


Pesquisei na internet e achei um artigo sobre compulsão alimentar então resolvi postar,talvez possa ajudar alguém que também assim como eu vive atacando a dispensa e a geladeira à noite.


NUTRICIONISTA ORIENTA COMO IDENTIFICAR E TRATAR A COMPULSÃO NOTURNA

A compulsão alimentar é um transtorno muito frequente e fácil de identificar. Pessoas que apresentam ataques repetitivos de ansiedade que as levam a comer desesperadamente grandes quantidades de comida (normalmente alimentos com baixo valor nutritivo e elevado teor calórico), que são consumidos sem nenhum critério de preparo ou controle, e em qualquer momento do dia, podem dizer que sofrem de compulsão alimentar.

Comida fria, caixas inteiras de chocolate, latas de leite condensado, qualquer tipo de doce ou frituras, normalmente acabam sendo o alvo destes rápidos momentos de compulsão.Tanto homens quanto mulheres podem apresentar este transtorno alimentar. Nos últimos anos observou-se uma crescente ocorrência de casos destes transtorno em crianças e adolescentes, principalmente naquelas que já apresentam sobrepeso e obesidade.

O desencadeamento dos episódios de compulsão normalmente ocorrem após algum descontrole emocional ou psicológico. Problemas familiares, estresse no trabalho, desentendimentos ou frustrações amorosas, são situações que levam a uma crise de compulsão alimentar. As crises contínuas podem acarretar um aumento significativo do peso corporal. Obesidade e a depressão podem ser parceiras e/ou consequências destes repetitivos episódios de compulsão.

A melhor maneira de controlar e tratar a compulsão alimentar é procurar a orientação nutricional para uma reeducação alimentar, além de um acompanhamento psicológico e, se necessário, o uso de medicamentos.

Veja algumas dicas que podem ajudar a evitar uma crise de compulsão alimentar:

- Procure organizar melhor as suas refeições. Tente fazer 3 refeições principais equilibradas, intercalando entre estas, alimentos leves como frutas, iogurtes, vitaminas ou barrinhas de cereais.

- Observe a sua mastigação, tentando comer devagar para estimular a saciedade.

- Já deixe separadas as porções corretas que você deverá consumir. Inicialmente esta atitude ajuda a evitar um consumo alimentar desnecessário.

- Procure ocupar a sua cabeça com atividades que não estejam vinculadas aos alimentos: pratique um esporte, vá passear, leia um livro ou faça um artesanato.

Um peso corporal saudável e uma sensação de bem estar, serão consequências naturais do controle da compulsão alimentar.

Dra.Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista CRN 1004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário